terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Balanço Livresco de 2019

livros1.png


livros2.png


livros3.png


livros4.png


livros5.png


livros6.png


livros7.png


livros8.png


livros9.png


Este é meu balando de 2019, com recurso a uma excelente infografia da Goodreads.


A primeira nota a registar é para referir que 2019 foi um excelente ano livresco. Foi o meu melhor ano de sempre em leituras com 31 livros lidos. Mais 6 do que os 25 inicialmente planeados e mesmo com um mês de dezembro mais fraco em leitura.


Para além dos 31 livros lidos, consegui também cumprir os objetivos adicionais a que me tinha proposta, a saber:


- Ler pelos menos 2 livros de autores lusófonos;


Cumprido. Li, Fernando Pessoa, José Luís Peixoto, José Eduardo Agualusa e Gonçalo M. Tavares, José Rodrigues dos Santos e Patrícia Reis e ainda João Nuno Azambuja e Horácio N. Medina.


- Ler alguma coisa de poesia;


Cumprido. Li dois livros de poesia: A “Mensagem” de Fernando Pessoa e “A Passagem” de Horácio N. Medina.


- Ler pelos menos 3 novos autores que nunca tenha lido no campo da ficção;


Cumprido. Para além dos portugueses acima referidos li Mohsin Hamid, Ali Smith, Andrew Sean Greer


- Ler 2 livros de Daniel Silva (este é repetidos de anos anteriores);


Cumprido. Li “A Viúva Negra” e “Casa de Espiões”.


- Tentar ler equiparadamente o mesmo número de livros de ficção e não ficção;


Cumprido. Li 15 livros de ficção/poesia e 16 de não ficção.


Para além de todos estes números fiz algo mais importante: li o que quis mesmo ler mesmo com a consciência permanente que, quando escolhia um livro, ficavam pelo menos 10 na prateleira (para ser otimista) que também podiam ser escolhidos.


Outra nota ainda: iniciei-me no mundo dos audiolivros, mundo que ainda me causa alguns arrepios, mas que compreendo me poderá ajudar a conhecer livros que, de outra forma, não vou conseguir ler.


Por fim, e não menos importante, uma nota para dois eventos importantes deste ano de 2019 e que acabaram por contribuir também para o número e para a qualidade das leituras realizadas. Refiro-me à entrada para a Comunidade Bertrand e ainda para a parceria com a Gradiva. O meu muito obrigado a ambas as entidades!


Só que 2020 fosse igual já seria excelente. Nos próximos dias falarei aqui sobre os meus melhores do ano (tema que ainda não está fechado) e sobre os objetivos de leituras para 2020.

7 comentários:

  1. Ainda não fiz o meu balanço de 2019. Mas grosso modo este ano li 21 livros. Até já Almerinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que é muito bom. No meu caso, mais do que o número, o mais interessante foi o facto de não ter passado um único dia sem ler em 2019.

      Eliminar
  2. Bom ano e boas leituras para 2020! :)

    ResponderEliminar
  3. Desejo-te boas leituras para o ano de 2020,que seja um excelente ano para ti!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada,acredito que seja um bom ano,pelo menos,há que manter essa esperança!!

      Eliminar