sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

Novidade - "Partida - Departure(s)" de Julian Barnes

image (1).jpg


Mais sobre o livro AQUI


Sinopse:




Partindo da história de um casal de namorados que se reencontrou quarenta anos depois da separação e que decide tentar «a última possibilidade de ser feliz», Julian Barnes embarca numa deambulação sobre a memória, a doença, a velhice — e, inevitavelmente, a morte.

Barnes não perdeu a leveza, a inteligência aguda nem o sentido de humor neste balanço de vida. E adverte: ao contrário do que a religião e os filmes americanos prometem, a vida é (na melhor das hipóteses) «uma comédia ligeira com um final triste».

Mais do que em qualquer outro dos seus livros, o autor conversa com os leitores, sentados lado a lado numa esplanada, comentando as muitas e variadas expressões da vida. E despede-se deles.

Envolto em grande secretismo até à data de publicação, no octogésimo aniversário de Julian Barnes, Partida é, nas palavras do autor, «a minha partida oficial, a minha última conversa convosco».





Críticas de imprensa


«Uma despedida elegante de um escritor cuja obra não será esquecida tão cedo.»
Kirkus Review

«Barnes explora a memória, a identidade e o envelhecimento neste romance elegíaco e espirituoso. E mantém-se em excelente forma.»
Library Journal

«Barnes tem um espírito extremamente vivo e uma voz distinta que dão alegria e vivacidade às meditações mais profundas.»
The New York Review of Books


3 comentários:

  1. Do Julian Barnes li "O Papagaio de Flaubert" e "A História do Mundo em 10 1/2 Capítulos" de que gostei muito, registei mais esta sugestão de um escritor que admiro.
    Agora que os blogs do Sapo vão terminar decidi criar um novo blog aqui https://gekkofriesnotebooks.blogspot.com/
    Caso decida criar um novo blog agradecia que informasse para continuar a seguir as suas sugestões de livros, no entanto irei continuar a andar por aqui até ao encerramento do Sapo Blogs.
    Os melhores cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas suas palavras Rui, e pela indicação de nova localização.
      Sei que o blog não irá morrer, mas ainda não decidi onde irá continuar (provavelmente no Substack).
      Logo que tenhas novidades partilharei por aqui

      Eliminar
    2. Caro Nuno Coelho
      Fico a aguardar a sua indicação da nova morada do seu novo blog para o continuar a seguir.
      Os melhores cumprimentos.

      Eliminar