terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Leitura - "Como é que é Ser um Morcego?" de Thomas Nagel

Cópia de Cópia de Cópia de Cópia de Uma das ú


Mais sobre o livro AQUI


Há livros e livros, leituras e leituras. Esta é um desafio ao leitor, e ao mesmo tempo uma oportunidade para refletir sobre um tema complexo e desafiante.


"Como É que É Ser um Morcego", Thomas Nagel é uma obra com mais de 50 anos que só agora chegou até nós pela Guerra e Paz no Âmbito da coleção “Os Livros Não Se Rendem”.


E considerado um ensaio revolucionário porque puxou a Filosofia, a Psicologia e a Neurociência para o tema da consciência, nomeadamente das criaturas que não são humanas.


No prefácio o autor o autor chama a atenção para “A realidade da consciência requer uma expansão das nossas ideias científicas para acomodar o que não está de acordo com a conceção física de objetividade” e leva-nos com ele durante todo o livro para nos consciencializar sobre a problemática.


Não sei se estarei à altura do melhor entendimento do livro, mas estou certamente capaz de reconhecer a sua importância e a capacidade de nos por a pensar sobre a consciência. Adoro verdadeiramente livros que me põem a pensar.

Sem comentários:

Enviar um comentário