Mais sobre o livro AQUI
Sinopse:
A História da Humanidade é, principalmente, a história de tiranos. Nas nossas sociedades democráticas onde nos sentimos seguros, é fácil tomar a liberdade como garantida. Não o devemos fazer. Para lutar contra a tirania no século XXI, temos de compreender como estes ditadores e déspotas aparentemente invencíveis ganham poder, e, mais importante, como o perdem.
Baseado em extensa investigação e centenas de entrevistas a líderes de golpes, dissidentes e soldados, Marcel Dirsus explora as várias condições que explicam o fi m dos déspotas. E quando estes caem, não o fazem discretamente — enfrentam o exílio, a prisão ou a morte. A forma como conhecem esse fim pode determinar o futuro das suas nações.
Com histórias que abarcam vários períodos da História, da França Napoleónica ao Iraque de Saddam Hussein, este livro revela os golpes, as guerras civis e as revoluções que se entrelaçam com a ascensão e queda das democracias. Ao examinar como os ditadores e o seu desaparecimento moldam a História internacional, Marcel Dirsus desenha um mapa de como derrubar os tiranos, oferecendo uma centelha de esperança nestes tempos de autoritarismo crescente.

Boa tarde,
ResponderEliminarHá quem veja a "Tirania" como o poder discricionário de um Grupo de Cidadãos sobre todos os outros seus concidadão.
Na minha opinião, repito - na minha opinião - é ver a tirania com um olhar muito curto
Penso que maior tirania do que aquela a que este texto se refere - porque cala, porque prende, porque mata sem regras e sem leis - é a Tirania do Poder Económico.
Não será Tirania do Poder Económico reservar para os "10% dos mais ricos 76% da riqueza global, enquanto 50% dos mais pobres ficam com 2%"? (www.cnnbrasil.com.br)
Não será Tirania do Poder Económico manter o desemprego, segundo a OIT , em 4,9% da mão de obra activa?
Não será Tirania do Poder Económico manter, só na Europa quase um milhão de pessoas sem abrigo? (https://visão.pt).
Será que esta Tirania, não fere, não prende, não mata? E não será mais grave fazê-lo
"Nas nossas sociedades democráticas onde nos sentimos seguros, é fácil tomar a liberdade como garantida."?
E esta Tirania como se combate?
Boa tarde,
Zé Onofre