quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

Leitura - “Protocolo do Caos” de José Rodrigues dos Santos

Cópia de Cópia de Cópia de Cópia de Uma das ú


Mais sobre o livro AQUI


Já escrevi aqui noutras ocasiões que acredito que José Rodrigues dos Santos é um autor incompreendido porque muitos dos que o criticam. Não digo que têm de gostar do que escreve, e da forma como escreve e monta as suas histórias, mas é preciso conferir-lhe mérito pelo propósito que procura, e consegue, alcançar.


“O Protocolo do Caos” é um livro que cumpre em toda a linha aquilo a que JRS nos habituou nos livros que tem como personagem principal Tomás Noronha. JRS tem um tema para abordar (ou mais) e constrói um enredo à volta desse(s) tema(s), apresentando-nos factos e informação verdadeira num contexto de história ficcionada. Aquilo que muitos não gostam nos livros de JRS é precisamente aquilo eu mais aprecio porque é entretenimento e conhecimento ao mesmo tempo.


Poderíamos discutir se os enredos por vezes saem prejudicamos pelo conteúdo factual que JRS transmite, mas creio que, conhecendo o conceito de base dos seus livros, esse tema não se coloca.


Neste “Protocolo do Caos” o autor leva-nos para o mundo da pós-verdade, da manipulação da informação através das redes sociais e das suas consequências ao mais alto nível, com a Rússia no centro da questão e sempre com um equilíbrio entre a verdade e a ficção. Vale a pena ler, como sempre.

10 comentários:

  1. Li com gosto "O Segredo de Espinosa", uma bela biografia ficcional, contextualizada e instigante, com um personagem de psicologia difícil de ser construída. Bom final de semana!

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto muito, estou neste momento a ler 3 livros da série Tomás Noronha, alguns iniciei por curiosidade, este é um deles. Aprendo sempre coisas novas e claro que o Tomás de livro para livro cada vez parece mais um herói de aventuras mas isso faz parte, apesar de se aprender não deixa de ser um romance.

    ResponderEliminar
  3. Amigo, para quem lê tanto, se fosse a si relia o seu post, está cheio de erros ortográficos e lapsos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado... Se costuma passar por aqui convido-o a partilhar alguma coisa de positivo da próxima vez. É um blog sobre livros escrito por uma pessoa comum, não é crítica literária num jornal publicado, sujeito a correcção. Tem erros por vezes, naturalmente, mas tem muita coisa sobre livros. Espero que consiga encontrar alguma coisa que lhe agrade.

      Eliminar
  4. o proposito, e a certeza da pessoa JRS, causam-me repulsa.

    ResponderEliminar
  5. Não duvido dos méritos de JRS no que respeita à “manipulação da informação”.

    ResponderEliminar
  6. Não sou apreciador de livros facilmente comercializáveis. São bons para desenvolver vocabulário que ajuda a acabar com desentendimentos, mas no que respeita a conhecimento prefiro os que ensaiam o que é conhecer.

    ResponderEliminar
  7. Não se aprende NADA com tudo ISTO

    ResponderEliminar