quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Novidade - "A História de Portugal Contada pelos Vilões" de Filipe Luís

01.jpg


Mais sobre o livro aqui


Ainda não tive oportunidade de analisar com detalhe mas parece-me muito interessante.


Sinopse:


E se a História de Portugal fosse contada pelos maus da fita?
Que motivos tinha D. Afonso IV para mandar assassinar Inês de Castro?
E por que razão se opôs D. Teresa de Leão à independência de Portugal?
Miguel de Vasconcelos foi mesmo um traidor ou comportou-se, apenas, como um patriota, filho do império que o viu nascer e o formou?
Que contexto social motivou a amoralidade assassina de Diogo Alves?
Terá mesmo D. Carlota Joaquina a meretriz conspiradora que o povo tanto odiou?
E D. Leonor Teles, a Aleivosa, foi realmente uma sedutora traiçoeira?
E porque terá sido escolhido Casimiro Monteiro para integrar o comando da PIDE que matou Humberto Delgado?


Neste livro, o autor entra na pele de 12 personagens reais, que o imaginário popular identifica como vilões, e procura reconstituir o que seria a sua versão dos acontecimentos de que foram protagonistas.


O resultado é um híbrido entre o romance histórico e o rigoroso relato historiográfico de mais de 900 anos, entre 1080, data de nascimento da primeira personagem do livro, e 1993, data da morte da última.


Este não é um livro de História, mas um livro sobre a História, através de um olhar absolutamente original.

4 comentários:

  1. Gosto da ideia. Consigo rever-me perfeitamente nesse tipo de escrita. Não sei se comprarei, mas sei que ao ler essas observações fiquei com o bichinho de quem escolheu Línguas e Literaturas há muitos anos e de quem ainda hoje não vive sem esse tipo de criatividade, embora seja tradutor e não escritor: ou seja, não posso "inventar", tenho de transmitir as mensagens e não reescrevê-las como minhas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comprrendo! Mas pode sempre pôr mãos à obra para algo seu. Se já anda pelo mundo da literatura talvez já tenha feito uma parte do caminho!

      Eliminar
    2. Não nesse domínio, mas já tenho algo feito, só que está em análise editorial e só depois saberei se poderá ser publicado por editoras ou se terei de publicar como individual. Muito obrigado pelo conselho 😉

      Eliminar