quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Leituras pré-blog: "A Estrada Subterrânea" de Colson Whitehead

0ba.jpg


 


Decidi recuperar algumas das leituras mais interessantes que fiz nos anos anteriores ao blog e apresentá-las aqui.


Fiz uma seleção dos livros que mais gostei e recuperei, quase inalteradas, as notas que na circunstância escrevi apenas para mim.


Fica o registo para quem possa interessar na eventual escolha de uma nova leitura.


 


Sobre o livro “Estrada Subterrânea” de Colson Whitehead (mais sobre o livro aqui).


Quando comecei tinha uma grande expetativa sobre o livro, depois de tudo o que tinha lido sobre ele e sabendo que já tinha ganho dois dos mais importantes prémios literários da atualidade: o Pulitzer e o National Book Award, e (quando comecei) estava na corrida para o Man Booker Prize.


Aquilo que posso dizer que é que as expetativas foram em grande medida preenchidas. O livro é muito bom e está muito bem escrito.


O tema é, a escravatura e todas as atrocidades associadas, é muito "sensível" em particular para os americanos. Naturalmente, acredito que o impacto da leitura do livro é diferente para mim do que para um americano, de qualquer forma é um livro obrigatório e a não perder. Com uma escrita por vezes muito crua, sem poupar brancos e negros o livro leva-nos efetivamente ao pior que o Homem tem.

Sem comentários:

Enviar um comentário