quarta-feira, 25 de setembro de 2019

A escala do Ministério

5Estrelas.png


 


Desde há algum tempo a esta parte que comecei a incluir nas minhas leituras uma escala de apreciação de 1 a 5, sendo a mesma representada por estrelas.


Como tudo o que acontece neste Blog, esta apreciação reflete aquela que é opinião do Leitor em relação ao livro que acabou de ler, sustentada por um conjunto de argumentos.


A afirmação acima pode parecer uma verdade de La Palice, mas o propósito da mesma é esclarecer algo que às vezes, quando lemos uma crítica literária, parece não ser assim tão claro: ou seja, que aquela crítica reflete apenas a opinião de quem a emite e não do universo.


Acontece-me com frequência acabar de ler a crítica a um livro e ficar com a ideia que aquela opinião é quase conhecimento cientifico, e que deixa uma margem quase nula para que outras pessoas no universo possam ter uma opinião diferente. Há críticos que escrevem com uma aura de infalibilidade e arrogância que parecem fazê-lo de um pedestal. Na maioria dos casos as críticas são negativas, é preciso dizer.


Neste blog não se fazem críticas a livros, emitem-se opiniões baseadas na apreciação do Leitor sobre um livro traduzidas numa escala de 1 a 5. Se as opiniões puderem servir para ajudar alguém a escolher um livro para ler (e pelo que sei já serviram em muitas ocasiões), fico feliz por isso, mas acho perfeitamente normal, que, depois, a apreciação de quem lê possa ser diferente e até agradeço a partilha neste espaço.


A breve prazo aplicarei a mesma escala com efeitos retroativos a todas as leituras desde o início do blog.

6 comentários:

  1. Eu tenho uma relação um pouco conturbada com as classificações por estrelas, porque, de facto, muitas pessoas levam esta escala demasiado a sério. Eu quando não gosto de um livro dou uma estrela,sem qualquer tipo de remorsos, mas sei que para alguns utilizadores do Goodreads, uma estrela significa odiar o autor e tudo o que este representa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que, como em tanta coisa, tem muito a ver bom senso. Eu tenho a felicidade de muito, mesmo muito raramente ler um livro que ache merecedor de ter menos de 3 estrelas.
      O pior (acho eu) são as pessoas que atribuem 4 ou 5 estrelas porque acham que fica mal não o fazerem já que determinadas pessoas “importantes / entendidas” adoraram o livro. Isso não faço. Dou-te um exemplo: “Outono” de Ali Smith o “mundo” adora o livro, o “The Guardian” diz que é um dos 100 melhores livro do século XXI, eu não achei nada de especial e por isso dei 3 estrelas. Posso-te dizer que até recebi um email de alguém a dizer que o problema era meu porque a autora estava para além da minha capacidade de entendimento...

      Eliminar
  2. Concordo com a escala!
    Quero começar por dizer que sou uma leitora apaixonada do seu Blog! Parabens pelo trabalho!
    Como leitora fanática quero partilhar que a leitura de livros Audio na Amazon também tem sido uma boa descoberta e recomendo!

    https://amzn.to/2ncESfj

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo elogio. Agradeço de forma muito honesta.
      E muito obrigado pela dica. Vou explorar.
      Boas leituras!

      Eliminar
  3. MyBooksDB - Microsoft Access DataBase - Grátis!
    É uma base de dados concebida para a finalidade de gestão de uma colecção de livros quer num contexto de uso pessoal quer de entidades e organizações com bibliotecas de pequena dimensão. Mais Info: https://www.agostodb.eu/accessdb/mybooksdb/mybooksdbv3.php

    ResponderEliminar