
Quando comecei o blog em 2017 tinha estabelecido inicialmente o objetivo de ler 12 livros, 1 livro por mês, mas acabei por alterar o objetivo para 15 livro e, no fim de contas li 16.
Para 2018 estabeleci uma meta mais ambiciosa, 20 livros, e com algum esforço à mistura cumpri rigorosamente o objetivo, li 20 livros.
Quando pensei no desafio para 2019, pensei que 25 poderia ser um número elevado, mas aceitável.
Pois bem, estamos em meados de agosto e já li 20 livros, os mesmos que li o ano passado e conseguirei certamente ultrapassar os 25 até final do ano. Sem pressas, nem novos objetivos.
Ler não é uma competição nem uma maratona. Não fico satisfeitos por ter lido mais ums metros de livros. Fico satisfeito por dois motivos: porque tenho conseguido fazer mais e mais tempo algo que me dá tremendo prazer e porque tenho tirado esse tempo para lazer ao trabalho em excesso que antigamente me consumia muito mais horas.
Não leio por ler. Leio porque, genuinamente, é das melhores coisas da vida.
Eu não me costumo dar bem quando coloco metas muito elevadas. Este ano estabeleci como meta os 12 livros e vou em 35, tem corrido bem melhor do que o ano passado :)
ResponderEliminarAgora isso é superar um desafio (35 lidos para 12 previstos)!
EliminarA estabelecimento da meta é mais para ter sempre mais uma razão para não desleixar, em particular em períodos de maior cansaço. Funciona comigo.
Que fantástico. Parabéns.
ResponderEliminarEu faço sempre o mesmo desafio todos os anos. É um número fixo que traduz no ideal, face ao meu estilo de vida actual. E não é o número em si, é precisamente o que ele traduz: alocar tempo à leitura, em vez de saltar de página em página pela internet, com mínimo enriquecimento, o que não é de todo o que acontece com a leitura de livros.
Subscrevo integralmente. Não podia estar mais de acordo.
EliminarTambém estabeleci uma meta para mim de 18 livros, pensei que seria um número não muito fácil de alcançar, mas também não impossível. Felizmente, este ano estou a conseguir dedicar muito mais tempo à leitura e vou nos 35. Também vou deixar o desafio assim, afinal, o objetivo está cumprido, o resto é bónus :)
ResponderEliminarAcho que 18 livros já seria bom, 35 é brutal. Parabéns e continuação de boas leituras!
EliminarEngraçado, este ano estou no 15º livro e espero chegar aos 20. Menos que o ano passado, pois em 2018 li 24 livros e em 2017 foram 13. 2016 foi mesmo o meu grande ano de leituras, pois li 27 livros!
ResponderEliminarMas não é a quantidade que nos interessa, mas sim a qualidade e nesse aspecto estou muito satisfeita com as leituras que tenho feito ultimamente, desde que a minha vida permite que possa ler mais do que conseguia quando a vida profissional pouco tempo me dava para leituras.
No final do ano, farei a "contabilidade" das minhas leituras, registando autores portugueses/estrangeiros e escritores/escritoras. São aspectos que considero relevantes pois tento que haja um equilíbrio nas minhas escolhas.
Boas leituras. Almerinda
Obrigado pelo comentário e partilha.
EliminarO número não é importante por si só, apenas ganha relevância pelo que traduz em conhecimento, prazer e gozo. A minha matemática muitas vezes até acaba por ser a inversa, ou seja, mais livros lidos são menos livros que ficam por ler.
Boas leituras!