
Registada em 31/01/2023
Mais sobre o livro aqui
A primeira coisa que me ocorre para escrever é que, depois de ler “O Mundo Pelos Olhos da Língua” tenho de ter muito mais cuidado com aquilo digo e que escrevo.
Terminada a leitura do livro tenho uma sensação semelhante (Manuel Monteiro que me perdoe) ao ato de levar o carro à oficina para revisão, mas pensando que está tudo bem e depois há pneus carecas, discos de travão gastos e até aquele barulho que já parecia normal, mas que afinal é um problema no escape, ou seja, provavelmente não escrevo e falo assim tão mal, mas estou longe de falar e escrever de forma exemplar.
“O Mundo Pelos Olhos da Língua” permite-nos uma aprendizagem da primeira à última página. Mesmo nos casos (felizmente muitos) em que estou “dentro das regras”, aprendo sempre alguma coisa. Os temas são muito e variados, e muitas vezes, mais do que explicar a forma correta, o autor leva-nos inclusive a momentos de reflexão que vão para além da linguagem e da sua utilização correta.
Se quer melhorar a forma como fala e escreve, compreender melhor a nossa língua, este é um livro para si. O saber não ocupa lugar, e neste caso, tudo o que aprender pode colocar em prática no momento seguinte. Um livro excelente que entra para a categoria dos obrigatórios.
P.S. Imagino Manuel Monteiro a ler este teu texto e de caneta em punho a encontrar erros e a riscá-los. Espero que não sejam muitos!

Sem comentários:
Enviar um comentário