quinta-feira, 1 de agosto de 2024

Leituras revisitadas # 1 - "Origem" de Dan Brown

1.png


Primeira leitura registada no blog em 11/12/2017.


20031958_1725144300846682_140869814588079948_n.jpg


 


Terminei na semana passada o livro “Origem” de Dan Brown.


Desde cedo que sabia que uma das minhas leituras no período mais próximo do final do ano seria o novo livro de Dan Brown, visto que já era conhecimento que sairia no início de outubro.


Dos livros anteriores do autor o único que não li foi a “Fortaleza Digital”, e na minha opinião há de tudo: o muito bom “O Código Da Vinci” ao mau “O Símbolo Perdido”. Acho que neste último o autor terá acusado claramente a pressão do êxito do “Código Da Vinci”, algo que se compreendo, aliás.


No geral eu gosto da forma de escrita do autor, é clara, informativa e cria suspense. No entanto, no que diz respeito à parte informativa a “Origem” deixa um bocado a desejar, e não é preciso entrar na parte técnica do livro, basta a visão que nos é dada, em muitos momento, do país onde decorre a ação, Espanha. É uma visão em alguns momentos fantasista e pouco real. Fica por perceber porquê, se por desconhecimento se por outro motivo. Dan Brown tem muita informação, pelo que já li uma mais correta e verdadeira do que outra, mas tem muita informação e tenta misturar um conjunto de vetores: a origem da vida, religião contra ciência, inteligência artificial, etc.


Se olharmos para o livro com uma peça de entretenimento é bastante razoável e tem lá a maior parte dos ingredientes necessários para ser bem sucedido, a começar pelo marketing inicial e todo o suspense criado em torno do slogan “De onde vimos? Para onde vamos?”. Mas fica efetivamente aquém do que promete. Ainda muito longe do fim, na minha opinião, o desfecho torna-se previsível e, fica aquém do prometido. Dá a sensação de que havia ingredientes para fazer uma prato xpto e no final sai apenas um guisado que podia ter mais sabor. Repito, muito provavelmente porque são criadas ao leitor grandes expetativas.


Em abono da verdade também tenho de dizer não considero que o livro seja mau como li em algumas críticas. É um livro de entretenimento, não é uma obra-prima. É um livro a ler com a consciência prévia de que não é “O Código Da Vinci”, mas depois de estabelecer essa bitola tudo o que vier a seguir já se sabe que muito provavelmente fica abaixo. Mas é bem melhor do que muita coisa que se vê por ai.

Sem comentários:

Enviar um comentário