Mais sobre o livro aqui
(Leitura de 2012).
Há livros e livros, com “L” maiúsculo. É o caso do livro "Para a minha irmã".
Não posso dizer que conhecia a autora deste livro e apenas tinha uma pequena ideia da história. Comecei a ler por recomendação não porque quisesse muito.
Não guardo um top dos melhores livros que já li, mas se existisse, este entraria sem qualquer dúvida para o meu Top 10.
É um livro excelente. Das histórias mais bem contadas que já li. Densa, envolvente, cativante. A forma como é contada, pela boca de cada um dos personagens, dá à história uma força ainda maior. A articulação entre os personagens é extraordinária.
O tema é ele próprio extremamente pertinente e cativante.
É um daqueles livros que recomendo absolutamente e que é um crime não ser lido. É brutal!
(Notas adicionais)
Não é muito comum, infelizmente, acabar um livro e ficar a pensar sobre ele demoradamente. Neste caso fiquei, e tive oportunidade de falar sobre ele, sobre a sua construção e igualmente sobre o seu conteúdo, porque a história assim o “obriga”.
Acho que qualquer autor ficará muito satisfeito quando o seu livro tem este efeito. Se eu fosse escritor era isto que eu gostava que acontecesse. Como dizia um outro escritor, e nesse momento que o livro deixa de ser seu e passa a ser dos leitores.
Na minha opinião é também este efeito que distingue as pessoas que escrevem livros daqueles que são escritores!

Há uma mensagem muito particular que gostei nesse livro... mas por vezes achei-o maçador embora não lhe tire o crédito e considere no geral, sim, um bom livro.
ResponderEliminarO tema de fundo é pesado, pelo que, a sua exploração pela autora acaba por ter também um efeito por vezes pesado na escrita. Boas Leituras!
EliminarTenho esse livro cá em casa para lista de espera,trouxe-o da biblioteca da minha vila!! Se for como o "memórias esquecidas" e se a história for tão maçadora quanto o "memórias esquecidas",enfim,não terei a mesma opinião que tu,contudo,embora me esteja a custar ler o "memórias esquecidas",pretendo levar a leitura até ao fim e vou dar uma segunda hipótese à Jodi Picoult com mais três livros que cá tenho dela trazidos da biblioteca da minha vila,pode ser que não sejam tão maçadores quanto o "memórias esquecidas"!! Fico contente por teres gostado desse livro dela chamado "para a minha irmã"!!
ResponderEliminar