quarta-feira, 24 de julho de 2019

O esvaziamento do conhecimento obtido nos livros

brain_hacking.jpg


 


Não sei se isto acontece com toda a gente e se toda a gente lhe dá a mesma importância que eu, mas há algo que me acontece com os livros que me irrita profundamente: o esvaziamento do conhecimento e da informação.


É profundamente lamentável que nós humanos (eu pelo menos) não sejamos capazes de reter tudo aquilo que lemos.


Acontece-me com muita frequência dar por mim a fazer um esforço tremendo para me lembrar de algo que li, até muito recentemente, num livro, sendo que isto é válido quer para livros de ficção como para livros de não ficção.


E pior, isto acontece com livros que gostei bastante, não apenas com livros apenas mais ou menos interessantes.


Sinto-me tremendamente limitado quando isto acontece. Porque é que eu não sou capaz de reter mais informação, mais conhecimento? Confesso que se existe algo que me deixa bastante agastado  é a minha falta de capacidade para reter informação!

9 comentários:

  1. Acontece com todos. Eu tiro muitas notas enquanto vou lendo e no final escrevo sempre sobre os livros que leio. Não só é bom para arrumar ideias, fazer uma síntese para mim própria, mas é quase que uma tentativa de registar o essencial para não esquecer. Estratégias de sobrevivência. Almerinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também faço isso: tiro notas durante a leitura, às vezes num caderno à parte outras sublinho e faço anotações no próprio livro. E também tenho um caderno onde escrevo sobre tudo o que leio.

      Eliminar
    2. É uma boa ideia, embora confesse que ter a possibilidade de discutir o livro depois de o ler seria uma opção mais atrativa. Acho que ajuda a sedimentar.

      Eliminar
    3. Sara, é isso. As mesmas rotinas, as mesmas metodologias. Ler é um acto de produção e reflexão. Tudo menos um acto passivo. Boas leituras. Almerinda

      Eliminar
  2. Afinal deve ser algo mais normal do que eu pensava, já me tinha perguntado o mesmo. Por vezes são livros que gostei muio, mas torna-se difícil relatá-los mais tarde. O que também me acontece, é ficar com a sensação que o livro me deixou, mais do que o conteúdo. Quando olho para um livro e não me provoca sensação alguma, é porque não me disse nada, não me deu nada e entra no esquecimento. Há outros que quase sem saber explicar porquê, e às vezes sem me lembrar bem da história, dão-me bons feelings, e posso aconselhá-los sem problema algum, e com segurança. Curiosidades de quem mexe em livros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, concordo são coisas de quem mexe com, e em livros!

      Eliminar
  3. É perfeitamente normal que isso aconteça,infelizmente!! Para quem adora ler,a informação que nos escapa dos livros que lemos é muito inútil,pois lemos tantos e tantos livros,que,por vezes,passado uns tempos,temos que os reler novamente!! Isso a mim,já me aconteceu por diversas e imensas vezes!! Sou fraca de memória e não fixo muitas coisas!! Continuação de boas leituras para ti!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comreendo. Obrigado pelo comentário. Boas leituras!

      Eliminar
    2. Ainda bem que compreendes,
      Obrigada eu por me desejares boas leituras,
      Excelente semana para ti,muitos beijinhos!!

      Eliminar