quarta-feira, 16 de julho de 2025

Desabafo livresco - Um cafezinho e um livro

22534342_OF1mD.png


Ouço muitas vezes que ler é caro e que os livros estão pela hora da morte. Não vou entrar hoje no tema do preço dos livros, para me centrar noutro preço.


Para quem como eu já muitas vezes fez acompanhar dois dedos de leitura com um café numa esplanada, acredito que chegue hoje à conclusão que este momento está cada vez mais caro por culpa do café.


Em vários locais onde até há muito pouco tempo bebia um bom café por 65 ou 70 cêntimos, estou a pagar 90 cêntimos por um café que, claramente, é pior. Sei a margem de lucro que tem um café, não me importo de pagar por um bom café, mas 90 cêntimos por água de lavra pratos é quase roubo.


Resultado, vão ser mais vezes aquelas em que a escolha da esplanada é a mesa do meu quintal e o café é de 20 cêntimos a cápsula.

2 comentários:

  1. Café tem subido, a pique. Mesmo assim, 90 cêntimos não está mal. A semana passada, em plena Rua do Ouro, estava com um conhecido, fomos beber a bica, o café só aceita pagamentos digitais (fiquei de pé atrás logo aí), cada bica são 2 euros. Um pastel de nata 3,80 euros. É verdade, que o Banco de Portugal, fica ali ao lado mas, aquilo é roubo. Fomos, para os lados do Chiado, lá se encontrou outro, mais pequeno e fora das ruas concorridas, bica 1,20 e o pastel de nada 1.30. E paguei, em numerário, sem dar 0,25%, aos bancos/empresas de pagamentos.
    Livros, a inflação continua acima dos 10%... na feira, do livro, notei que, as promoções, eram 20% mas, o preço base tinha subido 4 a 9 euros. 29,93 euros, preço base de um livro, é exagero. Ainda para mais, livros que não são dos mais vendáveis. Mesmo esses, como é o caso da série Uma Aventura, viram, o preço base, subir 5 euros, em 2 anos. Já ficou, de aviso, que o próximo, já será vendido, a 11 euros, com o preço promocional a ficar pelos 9 euros.

    ResponderEliminar