
Um dia deste uma leitora deste modesto espaço perguntava-me como é que eu tenho conseguido aumentar o meu número de leituras.
Pois bem, na prática eu não fiz nada de especial. Basicamente limitei-me a cumprir com algo que escrevi no início do ano: pelo menos 30 minutos de leitura por dia e aproveitar algum tempo despendido com coisas menos interessantes, em particular ao fim de semana, para ler mais umas páginas.
Para alguém que tem uma vida atarefada, vive longe do trabalho e tem um filho pequeno, acho que não é mau, mas comparativamente com alguns maratonistas da leitura eu sou praticamente um corredor de 100m...
Hoje em dia a maior parte do tempo que passo a ler é de manhã, ou ao pequeno almoço ou mesmo antes disso. Regra geral não me custa levantar bem cedo.
Por vezes no final do dia ainda consigo ler mais qualquer coisa, mas não pode ser na cama. Sou inclusive alvo de gozo em casa porque 2 minutos (literalmente) depois de estar sentado na cama a ler já estou a cair para cima do livro.
Esta situação (cair para cima do livro) foi, aliás, uma das razões pelas quais decidi ter dois livros em leitura ao mesmo tempo. Sei que se estiver a ler ficção consigo aguentar mais do que 2 minutos à noite...
E é isto, não tenho grandes truques... tento aproveitar o tempo que tenho da melhor forma. Se alguém tiver alguma diferente (terão certamente) queiram partilhar!
O ano passado li pouquíssimo e este ano estou a conseguir recuperar o meu ritmo de leitura de antigamente. De facto, não há segredos: é uma questão de prioridades. Leio sempre um pouco de manhã, nos transportes e, quando consigo, ao fim-de-semana. Não costumo ler dois livros ao mesmo tempo, mas quando são coisas completamente diferentes (como ficção e não-ficção) pode resultar. :)
ResponderEliminarA questão dos dois livros ao mesmo tempo é uma experiência. Para já não está a correr mal mas tem um pequeno senão psicológico... fico com a noção de que estou a ler menos porque a leitura (de cada livro) avança mais devagar.
EliminarE não é que leio este post uns minutos depois de ter estado no carro a ler algumas [poucas, mas não interessa] páginas de um livro, enquanto fazia tempo para começar as aulas?
ResponderEliminarÀs vezes, estamos tão absortos em outras coisas que parece ser impossível arranjar uns minutinhos que seja para pôr a leitura em dia. Uma das resoluções que estabeleci para 2019 passa por saber aproveitar todos os bocadinhos que posso e deixar de passar tanto tempo sem ler um livro [até agora tem estado a dar resultado!]. É como tudo na vida, basta haver vontade 😉 Boas leituras!
É isso mesmo. Não importa se são 5 minutos ou 1 hora. Aproveita-se o que se tem. Boas leituras!
EliminarPode ser estranho mas para mim ler tem que ser tudo de enfiada, por exemplo uma tarde inteira. Se for pequenos intervalos de tempo sinto me stressado porque tenho horários a cumprir e perco o prazer que a leitura dá!
ResponderEliminarSão formas de abordar o tema. Diria que todas são válidas quando servem o propósito: ler mais!
EliminarBoas leituras!
Meia hora por dia,para mim,não chega!! Normalmente,eu leio duas horas por dia,por vezes,até leio mais do que isso!! Adoro e gosto imenso de ler e como a biblioteca da minha vila não tem prazo de entrega,opto mais pelos livros da biblioteca,gosto de ler em silêncio,com barulho torna-se difícil manter-me concentrada na leitura!! Leio a qualquer hora do dia,dependendo do tempo disponível para ler!! Acima de tudo,há que ler com prazer,é o que eu acho!!
ResponderEliminarCada um gere e organiza-se da forma que conseguese e pode. O importante é conseguir ler.
EliminarExactamente,o importante é conseguir ler,também acho isso!! Continuação de boas leituras para ti e espero que tenhas um excelente ano de 2020 com muita saúde e paz!!
EliminarIgualmente e boas leituras!
EliminarMuito obrigada,beijinhos,fica bem!!
Eliminar