
Sinopse:
Um artigo letal é descoberto. Crianças começam a adoecer. Uma ameaça terrorista está iminente.
Entre as ruínas de um hospital militar soviético no norte da Hungria, dois jovens ciganos procuram artigos que possam vender no mercado negro, até que acabam por encontrar algo muito valioso. Naquele objeto talvez resida a esperança de deixarem a pobreza e até de se livrarem de algum do preconceito de que o seu povo é vítima.
Entretanto, na Dinamarca, o marido da enfermeira Nina Borg pede-lhe que não se volte a envolver em projetos ilegais de assistência durante as suas ausências em trabalho. Nina aceita, a bem da família. E por isso recusa o pedido de ajuda do seu colega Peter, a braços com os problemas de uma comunidade cigana húngara a viver ilegalmente numa oficina de automóveis degradada. Mas quando crianças que vivem nessa oficina, e o próprio Peter, começam a adoecer gravemente, Nina é incapaz de não ajudar.
A situação acaba por se revelar mais perigosa do que Nina poderia ter imaginado, e agora não é apenas o seu casamento que está em risco. É a sua vida, a da sua família, e potencialmente a de um número alarmante de pessoas na cidade de Copenhaga.
Peço desculpa por ser aqui que vou fazer a pergunta, mas já a tenho na ponta da lingua há um tempo e apanhei este post mesmo no caminho. Os escandinavos, os nórdicos só escrevem policiais,e coisas do gênero? A minha vida é repleta de livros e não me lembro desta vaga de autores louros (e louras) alguma vez ter existido. Terá uma ideia da resposta?
ResponderEliminarAcho que o que está na moda é o género literário e não tanto os autores nórdicos. Se quiser ler alguma coisa, num género completamente diferente a todos os níveis, recomendo um livro que já li do qual já aqui falei, "Factfulness". Os nórdicos não escreve só ficção.
EliminarCuriosamente, acabei de comprar a revista Visão, e vem um artigo só a falar dos policiais nórdicos. E afinal elas até são morenas e nao louras.
Eliminar