
Sempre gostei de entrar nas livrarias. Lá em casa durante muito tempo a Bertrand e a FNAC foram chamadas de “Igreja” porque sempre que passava à porta duma tinha de entrar. "Queres entrar na Igreja para rezar um bocadinho?" ouvi eu inúmeras vezes.
Hoje há menos tempo, mas continua a ser um destino sempre apetecível, até porque me acalma. Entrar numa livraria tem em mim um efeito calmante.
Existe, no entanto, uma alteração na minha ida às livrarias desde que tenho este espaço. Como estou sempre muito mais a par das novidades acontece muitos menos vezes aquele momento de surpresa, ou novidade, por encontrar um livro novo. Muitas vezes é difícil encontrar uma novidade que ainda não tenha conhecimento, e, lá no fundo, sinto falta disso.
Em compensação hoje dedico o tempo a ir mais ao detalhe, fazendo pequenas leituras nos livros que tenho mais interesse de forma a garantir que são mesmo aquilo que acho que são, e por isso compro mais (nas livrarias ou no OLX) mas menos por impulso.
De uma forma ou de outra, no passado ou no presente, uma livraria é para mim um lugar “santo”.
Nas livrarias o tempo passa sem darmos por ele!
ResponderEliminarÉ o meu género de terapia!
EliminarConcordo! Boa Páscoa!
EliminarIgualmente.
EliminarCada um tem o seu lugar santo. Para mim, por exemplo, o meu lugar santo é o estádio da luz, porta 18.
ResponderEliminarA latrina...
EliminarA porta 18 dá-te asas...
EliminarAcabei de passar por uma livraria e 90% dos textos que lá estavam eram da Leya. Quando não é assim, é da Porto... para mim, livrarias já não são lugares santos,mas lugares "prantos".
ResponderEliminarConfesso que me interessa mais o que é publicado do que quem publica.
EliminarVerdade ! Eu também me sinto positivamente bem nas livrarias, até mesmo nas prateleiras de filmes, amo ! Adoro ir na Livaria Cultura/Campinaspara ler, ver filmes a comprar e tomar um café. E faço a mesma a situação quando vou a São Paulo, seja na Livraria Cultura, da Vila ou Blooks.
ResponderEliminarAinda bem. Boas leituras!
EliminarE o cheirinho a livros novos das livrarias...
ResponderEliminarTambém!
Eliminar