quinta-feira, 14 de março de 2019

Gosto de pessoas que gostam de livros

books-generic_1468008c.jpg


 


Há cerca de duas semanas tive de me deslocar ao norte do país em trabalho. Sendo um analista da oferta de livros no OLX, sabia antecipadamente que na zona onde diria estar existia muita oferta de livros em que tinha interesse e a bom preço.


Contractei vários vendedores, mas apenas um teria disponibilidade para entrega no local que para mim seria possível. O vendedor em causa tinha várias fotos “de grupo” e uma listagem extensa de títulos. Perguntei-lhe por cinco títulos diferentes. Respondeu-me, pedindo desculpa, que só já tinha um deles.


Passados dois dias verifiquei que tinha novas fotos e questionei por mais três. Indicou-me que, lamentavelmente, também já tinha vendido todos.


No dia antes da minha ida questionei por um outro título e tive a mesma sorte: já tinha sido vendido. Questionei se, apesar de ser apenas para comprar um livro, teria na mesma disponibilidade para entrega, ao que me respondeu positivamente.


No dia combinada, depois de um desencontro no local de entrega, lá nos encontrámos para fazer a transação.


Deparei-me com uma pessoa supersimpática que, quando lhe referi que não teria ficado nada melindrado caso não aceitasse ir entregar apenas um livro me referiu o seguinte: “O senhor pediu-me informação de 8 ou 9 livros e por culta minha eu apenas tinha 1 para lhe entregar, por isso, apesar de viver a 25 kms daqui fiz questão de vir cá entregar o livro. É uma questão de princípio.”


Estive mais de um quarto de hora à conversa com o senhor e independentemente de para ele os livros serem mais um negócio do que um hobby, trata-os com toda a atenção e cuidado. Os livros para ele são mercadoria fina.


No final da conversa disse-me: “Gosto de pessoas que gostam de livros. Normalmente são boa gente”.


Já tinha pensado nesta ideia, mas nunca a tinha ouvido verbalizada, e a verdade é simples, se pensar bem eu também gosto muito de pessoas que gostam de livros. Pelos mesmos motivos.

10 comentários:

  1. E não é que é verdade! Quem gosta de livros é boa pessoa. Nunca tinha posto as coisas assim,mas não conheço alguém que goste de livros e não seja boa pessoa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É exatamente essa também a minha perspetiva!
      Boas leituras!

      Eliminar
  2. Eu amo livros, amo ler, amo bibliotecas, amo armários cheios de livros, sou muito possessiva com os meus livros, logo sou boa pessoa! Gostei muito do post. Parabéns!

    ResponderEliminar
  3. Bom dia!
    Adoro livros! O meu maior sonho era ter uma biblioteca enorme em casa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu aos poucos vou tentando construir uma, livro a livro!
      Boas leituras!

      Eliminar
  4. Parabéns pelo destaque, este post aquece o coração, bem verdade

    ResponderEliminar
  5. Eu também adoro livros e já não sei onde colocar mais, as estantes estão a abarrotar.
    Gostei do que escreveu e deixo os meus parabéns pelo destaque.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por muito desarrumado que possa parecer, eu gosto de ver as pilhas de livros que se vão acumulando aqui e ali quando já não há espaço nas prateleiras. É como se sentisse que a biblioteca cresce mais quando ponho mais um livro na pilha do que quando o coloco ao lado de outros na estante. Esquisitices.
      Obrigado e boas leituras!

      Eliminar