quarta-feira, 21 de março de 2018

Poema para o Dia Mundial da Poesia

Da autoria deste leitor que também acha que escreve umas coisas, fica um poema dedicado ao Dia Mundial da Poesia.


 


Dia da Poesia...


 


Se calhar algures no ano todos temos o nosso dia


Seja do pai, da mãe, do idoso e ainda o do garoto


Eu sinto especial orgulho no dedicado ao canhoto


Mas gosto ainda mais do que comemora a poesia


 


Poesia é escrita atirada para dentro de uma fornalha


Transformada em tudo aquilo que o poeta entender


Só quem escreve sabe o prazer que há em escrever


É comum um poema poder derrubar uma muralha


 


Quatro versos, algumas quadras e várias estrofes


Ditados pela alma mesmo que à revelia da métrica


Todos somos portadores de uma costela poética


Escrevendo com ou sem hipérboles e apóstrofes


 


Quantas linhas de poema nascem no guardanapo


Ali à mão de semear ao lado da chávena de café


Escritas tantas vezes sem que haja esperança ou fé


De serem lidas por quem nos deixou num farrapo


 


O sumo de um poema é um exercício de libertação


Em cada palavra pode encontrar- se carga atómica


Seja ela de natureza dramática ou mesmo cómica


Represente amor ou ódio, trás sem uma emoção


 


Há os que querendo não lhe entendem o esquema


Poesia quase se pode escrever de baixo para cima


Há quem não escreva porque não encontra rima


Mas não há quem não goste de ouvir um poema


 


Falta-lhe talvez uma embalagem mais comercial


Que a coloque à venda numa montra alargada


Poesia deve ser produzida mas também lembrada


Porque de todas as escritas esta é a mais especial


 


Quem não gostaria de um mundo menos cético


Utópico, contrário a quase tudo o que vivemos


Se um mundo existisse só porque o escrevemos


O meu seria criado com um esqueleto poético


 


Acredito que um poema emana mais sentimento


Seja por puxar o suspiro, uma lágrima ou um sorriso


Quantas vezes sentimos que mais não era preciso


Que algumas belas linhas para ilustrar um momento


 


Se não fosse o seu dia não sei se hoje escreveria


Mas assim não posso evitar deixar aqui as minhas


Palavras de um aspirante a poeta nestas linhas


Que são apenas uma homenagem à doce poesia


 


Autoria: Um leitor

Sem comentários:

Enviar um comentário