sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Leitura - "A Sociedade dos Sonhadores Involuntários" de José Eduardo Agualusa

asddadad.jpg


 


Há uns meses atrás escrevi aqui que José Eduardo Agualusa era uma minhas pedras no sapato porque, apesar da vontade, e de ler maravilhas sobre o autor, nunca tinha lido nenhum livro dele.


Foi desta, e mais uma vez foi tarde. A história, a escrita, são exatamente aquilo que tinha lido sobre o autor. Muito, mesmo muito boas por isso é mais um autor que conheço mais tarde do que devia.


Agualusa tem a capacidade de contar uma historia, ficcionada, e com alguns contornos de fantasia pelo meio, como se fosse verdade. Sente-se verdade na história quando se está a ler, como se a história pudesse estar a passar-se ao nosso lado, tal o realismo. Pelo menos foi assim que eu a senti.


A história junta quatro personagens cujo elo de ligação são os sonhos e tem como pano de fundo a Angola governada por José Eduardo do Santos. Os personagens são todos muito bem conseguidos e final da história acaba por ser imprevisível.


Na contracapa diz-se que é “uma fábula política, satírica e divertida que desafia e questiona a natureza da realidade ao mesmo tempo de que defende a reabilitação do sonho enquanto instrumento de consciência na transformação”. Diria que é um excelente resumo deste livro.


O autor entra para o lote dos que certamente vou voltar a ler a breve prazo. Fiquei mesmo muito agrado com esta minha escolha! Recomendo o livro e recomendo o autor!

3 comentários:

  1. Depois disto, tenho mesmo de ler Agualusa. Ando há anos para o fazer...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A só a minha opinião, mas acho que vale muito a pena. Para mim acabou por não ser uma surpresa, antes a confirmação daquilo que tinha lido e ouvido sobre o autor.

      Eliminar
    2. Aquilo que tenho ouvido e lido também foi sempre positivo e daí a minha curiosidade em lê-lo! Este foi mais um empurrão para o fazer! :)

      Eliminar