
Um dia destes numa conversa com colegas de trabalho alguém me disse muito solenemente, a propósito de tentar ler um pouco sobre tudo, a seguinte frase: “não é preciso o leres tanto”.
Sem querer fazer juízos de valor, achei curiosa a dimensão da afirmação por ser o exato oposto daquilo que eu penso para mim tantas vezes: devias ler mais.
Bem sei que não tenho de perceber o que vai na cabeça das outras pessoas, mas efetivamente não consigo entender as que, por opção, não leem nada, nem tão pouco um romance. Por vezes tento imaginar como seria a minha vida sem livros e sem leituras e confesso que não consigo. É como se houvesse um vazio que não teria como preencher. Não conversa fiada, é mesmo assim. É muito difícil imaginar a minha vida sem livros. Bolas, tomara ter tempo para ler mais!
Como eu entendo você. Eu não fiz vestibular e o que sei foi da vida ou lendo. Às vezes quando num dá pra ir na biblioteca do município eu tento emprestado. Há sempre alguém que tá afim de me ajudar a ler e eu nunca estrago livro. Outras vezes eu vou nos sebos e compro bem usado. Fico tempo vendo se tem toda a página antes de comprar e tento comprar barato no regateio. Nos sebos também troco mas por vezes pinta aquela tristeza de ter que entregar livro de que se gostou pra ter outro pra lê. Gosto quase tanto de ler como de tocar chorinho. Mas chorinho e melhor porque me faz bem na alma e da alegria pra mim e pra os que ouve. Mas ler é muito bom mesmo. E tem o benefício de a janela do meu quarto estar ao lado da iluminação da via pública então eu posso ler todo tempo e no sábado vez em quando eu chego da danceteria e fico lendo até o solzinho começar a se assinar por trás do morro. É ler se pega bem. Num dá o gostinho do amor nem a bobeira da paixão que esses são bom demais. Também num dá pra planar no ar como dá o som do chorinho ou o chopinho na conversa com os amigo. Mas ler nos trás aconchego no pensamento e desatina nossa vontade de saber. Ler num é demais mas tem que ficar com fome pra voltar logo o apetite. vê se me compreende. Agora tu tem é que agradecer quem te deu o saber das letras e te abriu a porteira do mundo.
ResponderEliminarEspero que continue a fazer por ler sempre mais!
EliminarHoje em dia existem já muitos livros gratuitos disponíveis, de todos o tipos, que pode escolher em vários sites na internet. Penso que no Brasil isso também acontece.
Continuação de boas leituras!